top of page

PROGRAMAÇÃO II SEMINÁRIO MATERNIDADE E UNIVERSIDADE UFRJ

Clique na imagem para acessar as transmissões das mesas

Clique na imagem para acessar as transmissões das sessões de comunicação

Acesse o link abaixo para realizar sua inscrição no evento

Sobre o II Seminário Maternidade e Universidade da UFRJ:

A emergência de pesquisas que tem considerado o exercício da maternidade, maternagem e parentalidade para os debates sobre gênero e feminismos, expõe reflexões urgentes e necessárias para a solidificação de nossas buscas por direitos, muitas vezes negados institucionalmente e que produzem vulnerabilidades.

 

É no desejo de estabelecer pontes com pesquisas e ativistas que trazem a temática em diversas partes do Brasil que nós estamos, neste segundo semestre de 2022, organizando o II Seminário de Maternidade e Universidade da UFRJ em parceria com o Projeto Mães na Universidade: acesso, permanência e progressão de mulheres-mães da UFRJ e Núcleo Virtual de Pesquisa em Gênero e Maternidade - Núcleo Materna e estabelecendo redes com as instituições de ensino superior: UEFS, IFPR, UFS, UFRRJ, UERJ, UNIGRANRIO, UFF, UFRB, UFPE, PUC-RIO e UNEB!

O seminário será realizado de 01 a 04 de dezembro de 2022, sendo os 3 primeiros dias online e o último dia, presencial. Os trabalhos aprovados serão apresentados de forma síncrona, através de Comunicação Oral no Youtube.

 

Serão aceitas pesquisas que tenham a temática da maternidade como eixo central, em sua pluralidade de significados conceituais, científicos e políticos a fim de estabelecer diálogos oportunos ao combate de opressões sistemáticas que envolvem, na contemporaneidade, suas interseções com demarcadores de opressão institucionais e culturais.

 

O Seminário contará também com palestras e mesas redondas de coletivos de mães universitárias e pesquisadorxs.

Esperamos vocês!!

  • Facebook
  • Twitter
  • Instagram
  • YouTube ícone social
bottom of page