top of page

III Seminário Maternidade e Universidade da UFRJ

Sobre o III Seminário Maternidade e Universidade da UFRJ

A emergência de pesquisas que tem considerado o exercício da maternidade, maternagem e parentalidade para os debates sobre gênero e feminismos, expõe reflexões urgentes e necessárias para a solidificação de nossas buscas por direitos, muitas vezes negados institucionalmente e que produzem vulnerabilidades.

 

É no desejo de estabelecer pontes com pesquisas e ativistas que trazem a temática em diversas partes do Brasil que, pela terceira vez nos reunimos e, neste segundo semestre de 2023, organizamos o III Seminário de Maternidade e Universidade da UFRJ, uma iniciativa do Núcleo Materna em parceria com o Projeto Mães na Universidade: acesso, permanência e progressão de mulheres-mães da UFRJ e o Coletivo Mães da UFRJ.


O seminário será realizado de 14 a 16 de dezembro de 2023, sendo os 3 primeiros dias online e o último dia, presencial. Os trabalhos aprovados serão apresentados nas formas de apresentações orais gravadas ou pôsteres, que serão publicados no canal do Núcleo Materna no Youtube e no site do Núcleo Materna.

 

Serão aceitas pesquisas que tenham a temática da maternidade como eixo central, em sua pluralidade de significados conceituais, científicos e políticos a fim de estabelecer diálogos oportunos ao combate de opressões sistemáticas que envolvem, na contemporaneidade, suas interseções com demarcadores de opressão institucionais e culturais.

 

Acesse o edital de submissão e demais informações sobre o evento no site: nucleomaterna.org.

 

O Seminário contará também com palestras e mesas redondas de coletivos de mães universitárias e pesquisadorxs.

 

Esperamos vocês!!

  • Facebook
  • Twitter
  • Instagram
  • YouTube ícone social
bottom of page