top of page

Cursos: "Introdução aos Estudos Críticos da Maternidade" e “Escrevendo sobre maternidade: desafios teórico-metodológicos"

2.png
1.png

Principais Informações:

Execução: Pró-reitoria de extensão UFRJ (PR-5) e Projeto de extensão “Mães na universidade: acesso, permanência e progressão de mulheres-mães”

Parceria: Núcleo Virtual de Pesquisa em Gênero e Maternidade - Núcleo Materna

Ministrante: Luana Fontel (CAPES/UFRJ) – Doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Linguística Aplicada PIPGLA/UFRJ – fontel@letras.ufrj.br

Período: de 14 de março de 2022 a 16 de maio de 2022

Aulas: Segunda-feira das 14h às 17h

Carga-horária: 35h (10 encontros)

Plataforma: Google Meet

Público-alvo: Pré-vestibular, graduação e mestrado

Sobre o curso:

O presente curso tem como principal objetivo auxiliar pessoas que desejem produzir conhecimento sobre o conceito de maternidade/maternagem e suas implicações para a ciência feminista contemporânea. Busca ainda, construir debates sobre estratégias de permanência e progressão institucional de pessoas que exercem a maternagem, público que vem sendo recorrentemente interpretado como falho quando uma performance de estudante fundada pela modernidade-colonialidade é instituída como modelo pelas instituições de ensino superior. Quando a pessoa que materna também é estudante e encontra barreiras de seguir com os estudos e concluir etapas de formação, gênero, raça e classe comparecem como eixos norteadores de interdição, construindo caminhos tortuosos e sistemas de permanência inabitáveis.

 

Diante dessa problemática, o presente curso aposta em encontros onde possamos não apenas identificar processos de opressão, mas construir estratégias de sobrevivência na academia. Pensando nisso, dividimos o curso em dois momentos. Nos 5 primeiros encontros debateremos estratégias específicas de progressão universitária tais como elaboração de projetos de pesquisa, esboço de trabalhos de conclusão de curso, pesquisa bibliográfica, processos seletivos e conhecimento de direitos institucionais. Nos 5 encontros seguintes, debateremos os suportes teórico-metodológicos do conceito de maternidade enquanto objeto de inquietação científica através de autoras e autores que trabalham especificamente sobre a temática especialmente nas ciências sociais e humanas. 

Sobre as vagas do curso:


Serão ofertadas 40 vagas. Caso o número de inscritos seja superior ao número de vagas ofertadas, a equipe executora do curso dará prioridade aos inscritos seguindo critérios étnico-raciais e de escolaridade, visto a natureza e os objetivos do curso.

As vagas de desistência, se houverem, serão disponibilizadas para aquela/es que efetuaram pedido de inscrição, na ordem cronológica da solicitação de inscrição, seguindo os critérios estabelecidos.

Ao término das inscrições, enviaremos um e-mail informando a efetivação, ou não, da inscrição, além das orientações referentes ao curso e ao início das aulas.

Mais informações: maesnauniversidadeapp@gmail.com

Curso Escrevendo sobre Maternidade desafios teórico-metodológicos (1).png
  • Facebook
  • Twitter
  • Instagram
  • YouTube ícone social
bottom of page